Aconteceu em Lima, Peru, em 30 de novembro de 2012, a VI Reunião Ordinária do Conselho de Chefes de Estado e de Governo da UNASUL. O encontro foi encerrado com a aprovação de nove Declarações, dentre elas, a principal, a “Declaração da VI Reunião Ordinária do Conselho de Chefes de Estado e de Governo da UNASUL”, previu a criação de um Foro de Participação Cidadã da UNASUL, um espaço específico próprio para a participação da sociedade civil nas discussões do bloco.
O parágrafo 15 da Declaração do Conselho reconhece a importância da participação de atores sociais no processo de integração do continente e insta aos Conselhos Setoriais, Grupos de Trabalho e outras instâncias da UNASUL a estabelecer mecanismos de divulgação de suas atividades e de recepção de sugestões e iniciativas.
A criação de um espaço participativo para a sociedade civil tem sido uma demanda das organizações, redes e movimentos sociais do Brasil e da região, inclusive da REBRIP. O dispositivo por si só, no entanto, é insuficiente. Para Adhemar Mineiro, da REBRIP, a decisão deve ser saudada, mas “a efetivação do processo da forma mais aberta, transparente e participativa possível, deve ser cobrada”.